Grupo SARA

Grupo SARA

sábado, 10 de maio de 2008

VOCÊ SABIA?????????????

Nosso projeto mais famoso, o PrimaVERacidade, Projeto Aníbal Baltasar, leva o nome de nosso patrono, numa homenagem a família espanhola Gonzalez, grandes incentivadores da Cultura Brasileira. Esta bela família por meio da Principado Louças, com o incentivo da Secretaria de Estado de Cultura, propicia a muitas crianças e adultos oficinas gratuitas de teatro e danças (oriental, salão...). As oficinas são completamente gratuitas na BPERJ (Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro) e em parceria com Colegios Públicos como o Estadual Souza Aguiar. Destas aulas formaram-se dois grupos que levam o Projeto à diversos municípios do RJ: O Grupo Selina Gonzalez (Dança) e o Alexandre Marques (Teatro)

Quer fazer aulas gratuitas? Procure-nos... deixe aqui o seu comentário com e-mail de contato

PrimaVERacidade, Atividades no Centro, PROJETO ANÍBAL BALTASAR


O PrimaVERacidade, Atividades no Centro: Projeto Aníbal Baltasar é um projeto de gestão cultural e esportiva, realizado pelo Grupo Sara, proposto por sua Diretora Presidente, Dra Neuca Menezes, e incentivado por uma família espanhola apaixonada pela Cultura e a Arte.

O projeto consiste na implantação e desenvolvimento de ações culturais e esportivas continuadas. As ações incluem cursos de diferentes manifestações: teatro, artesanato, danças populares e orientais, dança de salão. Futebol e esportes com bola e direções artísticas para apresentações de música, teatro e dança, palestras, encontros e seminários.

Todas as atividades são dirigidas e coordenadas por especialistas e possuem por base e diferencial suportes de Orientações Vocacional, Psicológica e de Educação para as Artes. O público atendido vai de crianças e adolescentes a adultos e Terceira Idade.

O SARA deseja não só fornecer oportunidade aos jovens e crianças, mas inserir suas famílias no programa. Acreditamos que, a base familiar e a oportunidade conferida à família auxiliam a população jovem a constituir-se como cidadã. Além do apoio à criança e seus familiares, contamos com atividades e oficinas de artesanato, danças e teatro voltadas para a Terceira Idade, procurando assim estimular-lhe a auto-estima, a alegria de viver por meio da música, dança, interpretação e artes manuais.

O projeto começou a surgir a partir da vivência cultural e social da proponente, juntamente com a força e incentivo de uma família espanhola residente no Rio de Janeiro, que patrocinava um outro projeto cultural. A partir da demanda verificada, o patriarca da família espanhola e toda a sua família, apaixonados pelas artes e pelo Rio de Janeiro, uniram-se a Dra Neuca Menezes, para juntos, construírem por meio do amor ao próximo e a Cultura, uma proposta que pudesse dar oportunidades e dinamizar a Cultura no Centro do Rio de Janeiro, dar possibilidades de expressão a talentosos artistas e professores de artes, bem como retirar crianças e jovens da rua em seu tempo ocioso. Toda a proposta é inserida no ideário da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Essa iniciativa pretende unir esforços às autoridades no combate aos problemas sócio-culturais vivenciados no Rio de Janeiro e atuar principalmente fornecendo oportunidades às crianças, conforme os objetivos expostos a seguir:


Objetivos do Projeto


Objetivo geral:
· Promover o acesso ao exercício de variadas formas de expressão e produção cultural, fomentando cultura a partir do entrecruzamento de ações culturais e educativas em um plano anual.

Objetivos específicos:
· Identificar habilidades e oferecer oficinas, através de um ciclo de atividades regulares a escolas, instituições e orfanatos,

· Fornecer aos jovens, crianças, Terceira Idade e adultos, atividades de teatro, dança de salão, dança popular, dança ventre e dança cigana, artesanato.

· Desenvolver os cursos sob a supervisão de uma coordenação de orientação vocacional e direcionamento para o trabalho

· Resgatar a identidade histórico – cultural, as tradições e potencialidades artísticas do Rio de Janeiro

· Implantar um espaço cultural gerenciado, de maneira participativa

· Identificar e potencializar as vocações artísticas e o potencial cultural de jovens, crianças e adultos em situação de risco social, dando oportunidades para outras ações que oferecem ferramentas e competências que facilitem sua inclusão no mercado de trabalho artístico e outras atividades de geração de renda.
· Promover o desenvolvimento cultural local.

· Desenvolver um sistema de monitoramento e avaliação do projeto, por meio de indicadores de desempenho.

· Unir os jovens as suas famílias por meio do trabalho intergeracional proposto



A proposta tornou-se um sucesso no Centro do Rio de Janeiro e transformou-se num programa conhecido e incentivado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, recebendo do mesmo o certificado de Projeto de Mérito Cultural. O projeto tornou-se conhecido não só pela grande procura aos cursos, já no seu primeiro módulo, mas também pelas apresentações das alunas e alunos de teatro e dança, nas praças públicas do Rio de Janeiro. Muitas crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Centro da Cidade, ao término do horário das aulas, permaneciam ociosos nas ruas, abrindo espaço para aumento do consumo de drogas e conseqüente criminalidade. O PrimaVERacidade, Projeto Aníbal Baltasar, veio ocupar essa lacuna e fornecer opção para os jovens e adolescentes. Eles agora podem ocupar seu tempo com cultura aliada a educação para as artes. Nossas atividades são mantidas, gratuitamente, na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e, além disso, realizamos oficinas gratuitas em Praça Pública em Vassouras.

Dos alunos e alunas dos primeiros módulos de cursos, um grupo de Dança, chamado Grupo de Dança Selina Gonzalez, foi formado. Este grupo leva o nome do projeto nas apresentações realizadas em Praça Pública ( dança, teatro, que têm completa interação com o público) e em Casas de Cultura por todo o Rio de Janeiro. A equipe de alunas unidas aos seus professores já realizou diversas apresentações no Rio de Janeiro e fora do município. Conforme listagem a seguir:

1. Principais apresentações realizadas


· Apresentações no Largo do Machado – 21/07/2007
· Apresentação na Praça XV de Novembro–– 28/07/2007
· Apresentação Rua do Senado e Lavradio – 04/08/2007
· Apresentação na Praça XV de Novembro – Feira de Artesanato – 11/08/2007
· Apresentação na Praça Tiradentes – 10/08/2007
· Apresentação no Largo de São Francisco – 22/08/2007
· Praça XV de Novembro em frente a Assembléia Legislativa – 01/09/2007
· Praça Tiradentes entre as Ruas Visconde do Rio Branco e Constituição – 08/09/2007
· Largo de São Francisco – 22/09/2007
· Centro RJ, inclusive SAARA – Palhaços com crianças e brincadeiras na rua com distribuição de doces e brinquedos -27/09/2007
· Rua do Lavradio – Feira Mensal - Corredor Cultural – Homenagem ao Sr Plínio Quintão e ao nosso Patrocinador - 06/10/2007
· Apresentação em Marica - Evento Projeto Ônibus das Oito – parceria com Prefeitura de Maricá- Homenagem ao Secretario de Cultura Walter Guedes – 07/10/2007
· Escola Municipal Raposo Tavares – Ofício E/CRE (01.01.002) N24 – 11/12/2007
· Apresentação na Praça Tiradentes – Dia Internacional do Padeiro – 16/10/2007
· Apresentação no Largo da Carioca - 20/10/2007
· Apresentação em Penedo – 27/10/2007
· Apresentação no Saara – 03/11/2007
· Apresentação no Largo da Carioca – 03/11/2007
· Apresentação na 1ª Feira de Artesanato da Praça Tiradentes – 03/11/2007
· Apresentação para o Colégio CEI de Itaipuaçu
· Apresentação na Festa de Formatura do Colégio Souza Aguiar, na Fundição Progresso – dia 15/12/2007
· Apresentação no Gabinete da Secretaria de Cultura para a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Sra Adriana Rattes e sua assessoria - 20/12/2007.
· Apresentação na Cinelândia, dia 11/12/2007
· Apresentação no Gabinete da Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro – dia 13/02/2008
· Apresentação na Biblioteca Estadual de Niterói com presença e homenagens ao Secretário de Educação de Niterói, Prof Waldeck Carneiro e ao Secretário de Cultura de Niterói, Prof. André Diniz. – dia 28/02/2008
· Apresentação no Colégio Estadual Souza Aguiar com a presença da Secretaria de Estado de Educação, da Diretora da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Presidente do SATED, Sr Jorge Coutinho – 04/04/2008
· Apresentação em Vassouras na Casa da Cultura Tancredo Neves com a presença da Secretaria de Cultura e do Prefeito de Vassouras
· Apresentação na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro: Roubaram a Inteligência da Emília – 18/04/2008
· Apresentação na Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro: Roubaram a Inteligência da Emília – 30/04/2008
· Apresentação no Largo dos Mascates – 03/05/2008

Em todos esses eventos levamos a parceria da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e a propaganda do nosso Patrocinador Principado de Astúrias Louças LTDA.

Por meio dessas apresentações e dos trabalhos realizados nas oficinas, muitos convites foram recebidos e parcerias estabelecidas. Em 2008, nossa agenda de trabalho inclui a parceria com a 1ª. CRE para a produção e execução de oficinas de dança e parceria com o Colégio Estadual Souza Aguiar, que receberá os cursos de dança e teatro. Além da inserção de nossos professores durante as aulas de Literatura, num plano piloto inovador.

Assim como o Programa de Dança, a proposta de Teatro do PrimaVERacidade, chamada Programa Alexandre Marques, tem por objetivo unir teatro e literatura numa troca mútua, estabelecendo condições fundamentais para aliança Educação e Arte, proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Dentre outras atividades, nossos planos de aula, procuram trabalhar em conjunto com as escolas e suas ementas, objetivando tornar o teatro como instrumento para o melhor aprendizado das disciplinas e dos temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais.

Assim, as aulas terão como alguns dos objetivos:

􀂃 Levar os alunos ao desenvolvimento dos jogos de atenção, observação e improvisação

􀂃 Reconhecimento e utilização dos elementos da linguagem dramática: espaço cênico, personagem e ação dramática.

􀂃 Experimentação e articulação entre as expressões corporal, plástica e sonora

􀂃 Estímulos à improvisação a partir de materiais e argumentos diversos

􀂃 Estímulo à socialização e ao entendimento do teatro como atividade coletiva

􀂃 Estímulo à pesquisa e elaboração de materiais cênicos, bem como o estudo da Literatura (especialmente este ano faremos um estudo de Machado de Assis)

􀂃 Criação de textos e encenações com os grupos

􀂃 Fomentar ao conhecimento das diferentes manifestações do teatro, produções e concepções estéticas

􀂃 Levar os alunos a pesquisar a história do teatro e do circo e desenvolver com eles estudos de literatura dramática.

􀂃 Desenvolver a expressão corporal e desenvolver o conhecimento da linguagem circense


􀂃 Estabelecer uma preferência na ementa do estudo e pesquisa de autores nacionais, principalmente os cariocas ou os que tiveram como inspiração a Cultura do Rio de Janeiro

􀂃 Trabalhar com os alunos, por meio da atividade teatral, aspectos da Cultura do Rio de Janeiro

􀂃 Elaboração de diários de campo e apresentações para mensuração de resultados do alcance da oficina

domingo, 4 de maio de 2008


O grupo Sara, Sociedade de Apoio e Recuperação das Artes, formou-se em 2007, em sua maioria por jovens artistas, recém-formados e por estudiosos da arte teatral a partir da liderança, altruísmo e amor à arte de Neuca Menezes.

􀂃 Um dos principais objetivos do grupo é incentivar jovens artistas a continuarem na luta por uma vida na arte. Os artistas do SARA são talentosos e determinados. Alguns abandonaram empregos e "pseudo-estabilidade" para irem atrás de um sonho, todos movidos pela paixão pelo teatro e por uma esperança única de mudança social promovida pela Cultura. Mas, como sabemos, ainda encontramos imensas dificuldades para se construir uma vida a partir da arte. A Cultura ainda é vista como supérfluo. O Grupo Sara tem o desejo de construir um programa em que a arte seja o meio e fim para o desenvolvimento humano em toda a sua totalidade.

􀂃 Um dos projetos realizados pelo Grupo Sara tem obtido grande repercussão no Centro do Rio de Janeiro: O PrimaVERacidade, Atividades no Centro, Projeto Aníbal Baltasar.